sábado, 5 de maio de 2012

World Nutrition Rio 2012: Impressões


Depois de tanto tempo afastada deste blog, volto com boas experiências para compartilhar.
Esses meses foram bastante tensos e com muitas atividades. Foi uma correria tremenda para enfim me formar. Pois é, não sou mais uma pacata estudante carioca, mas sim uma pacata nutricionista carioca! Pensei que este momento geraria em mim certa insegurança quanto a minha preparação, o que é normal em todo recém formado. Porém, por outros motivos que não vou partilhar no momento, todo este processo de se tornar profissional foi envolto por uma maturidade que eu não esperava de mim mesma. Não estou segura da técnica, mas estou segura de que este é o caminho certo, e é isso que basta no momento!
Depois de dez meses de grande ansiedade e expectativa, enfim ele chegou. O World Nutrition Rio 2012 foi o meu presente de aniversário do ano passado, e só agora ele se tornou realidade. Um evento que certamente refletiu a competência de seus organizadores, porque realmente correspondeu ao que esperava. Foi um evento quase que estratégico para a minha vida pessoal e profissional, o ponto que faltava para saber quais caminhos optar nesta vida profissional que começa a se abrir a partir de agora.
Como o evento divulgou diversas informações importantes para o nutricionista atuante e preocupado com as questões de saúde pública, acho importante dividir com os leitores as idéias que foram discutidas, sites e materiais para aprofundar a pesquisa. Acaba sendo uma forma pra que eu retorne a estes assuntos, então todos ganham.
Para os brasileiros, foi um orgulho ter esta edição do World Nutrition na UERJ, uma grande instituição de educação superior localizada no coração da nossa cidade, que já formou muitos nutricionistas de grande competência. Foi muito legal ver num local tão próximo da minha realidade e do meu cotidiano repleto de pessoas de todos os lugares do mundo, falando os mais diferentes idiomas, das mais diferentes áreas de atuação.
Especialmente, para mim, foi até emocionante. Há quatro anos atrás, estava eu nesta mesma universidade num evento promovido pelo IMS, um seminário de Saúde Coletiva. Eu cursava o quarto período da faculdade, e vendo aquelas apresentações de mestrado e doutorado, as pessoas que ajudaram a propor o SUS contando as suas experiências pessoais, eu me sentia burra, completamente burra. No entanto, eu me sentia muito bem, muito privilegiada por ter aquela experiência. Eu lembro que eu pensava: ‘caramba, como tem gente inteligente aqui!!’. Ainda estou em plena construção de saberes e idéias (aliás, todos estamos), porém eu sinto que estava preparada para aproveitar tudo o que foi discutido neste congresso em 2012. Talvez não me sinta tão burrinha como antes.
A grande polêmica levantada pelo congresso, desde a sua concepção, foi a ausência de patrocínio ou apoio advindo de empresas privadas de alimentação com as quais há o óbvio conflito de interesses. As parcerias públicos-privadas (PPPs) foram tratadas em muitos momentos do congresso, mas vou deixar pra discutir o assunto nas próximas postagens.
A plenária de abertura contou com a participação de alguns representantes das instituições envolvidos neste evento. Tenho que destacar a fala do reitor da Uerj, na qual ele comentou que a nutrição ajudava a resgatar um conceito dos gregos chamado ‘temperança’, ou seja, uma busca pelo equilíbrio. E, com isso, ele comentou esta atuação do nutricionista na questão de nos ajudar na relação com o corpo e que, com essa busca pelo equilíbrio, nós auxiliamos as pessoas a se manterem saudáveis e belas. Cabe ressaltar que o reitor é psicólogo.
Também destaco as palavras aguerridas e arretadas do representante da Fiocruz, que infelizmente não pude anotar o nome... Ele foi o primeiro que destacou a importância da ausência de conflitos de interesses no congresso, o que demonstrou completo compromisso com a liberdade de expressão das idéias.
Lembram do que o reitor falou? Pois bem. Eis que chega a hora do representante da Unirio, que infelizmente também não anotei o nome. Só sei que este senhor deu uma bela patada indireta no reitor, ao dizer que as questões da nutrição não se resumiam às questões estéticas, mas principalmente a toda a problemática social envolvida nos temas que permeiam a alimentação.
É, pareceu-me que o reitor não leu o release do congresso... Tsc, tsc.
Foi mais ou menos neste clima que se iniciou o primeiro dia dos trabalhos!
No próximo post, falo sobre a segunda parte de abertura.

Nenhum comentário: