domingo, 6 de janeiro de 2013

Coca Cola: as 123 calorias do marketing cafajeste



A nova propaganda da Coca Cola tem como objetivo desfazer a ideia de que o refrigerante faz mal. Ele pode ser incluído (pelo que parece, diariamente) na sua alimentação se você tiver uma vida equilibrada e associada a uma atividade física.
Claro, porque se todos tomarmos Coca Cola seremos tão bonitos como os modelos selecionados para as propagandas. E super cool.
Ora, caramba, então não sei porque tem tantas faculdades de nutrição no mundo... E muito mesmo porque eu fiz esta porcaria de faculdade, até porque se a questão é somar calorias, qualquer pessoa que saiba ler e somar pode fazer sua própria dieta. OU NÃO?
Este absurdo começou há meses atrás, quando a Coca Cola se uniu à AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA) e promoveu uma exposição chamada "Emagrece, Brasil!", localizada no Congresso Nacional, que tinha esta mesma intenção: mostrar, a partir da dieta de pontos (!), que você pode comer de tudo se contar as calorias.
Veja bem, eu pensei que a Anvisa existia justamente para nos salvaguardar de alimentos que fazem mal à nossa saúde. Foi realizado um abaixo assinado na forma de uma Moção de repúdio à esta atividade, que foi passado no Congresso Mundial de Nutrição, que aconteceu em abril do ano passado.
Eu não estou aqui para falar de malefícios do refrigerante, não é este meu objetivo. Mas se você gostaria de relembrá-los ou conhecê-los, aí vão alguns links:

Refrigerante: conheça os verdadeiros males da bebida
Pesquisas divulgadas nos EUA reacendem polêmica sobre malefícios dos refrigerantes
Blog da Carol Daemon: Mamãe não passou açúcar em mim! 

O que quero deixar claro é que refrigerante não é ALIMENTO, refrigerante é PRODUTO! O alimento tem nutrientes, fornece substratos para que você possa manter-se saudável e executando suas atividades habituais. O produto citado tem água com açúcar/adoçante e química. Não é necessário realizar pesquisas inúmeras para concluir que esta mistura não presta para nada. Aliás, presta para deixar este ou aquele conglomerado mais rico, às custas da sua saúde.

Gostaria de fazer um paralelo de um lixo químico com um lixo biológico.
Matt Groening criou uma animação chamada Futurama, na qual um pacato jovem chamado Fry acaba fazendo uma viagem no tempo e, na virada do ano de 2000, ele se transporta para o ano 3000.
No futuro, há uma bebida viciante chamada Slurm. Todos amam esta bebida, mas não se sabe exatamente do que é feita.


Fry ganha uma viagem para conhecer a fábrica de Slurm e quando chega lá, acaba descobrindo uma grande farsa: a bebida na verdade é unicamente composta das eliminações fecais de uma Rainha Slurm.


No entanto, como todos são viciados na bebida, principalmente Fry, continuam tomando Slurm felizes e contentes, mesmo depois de saber que estão bebendo fezes.

Moral da história: muito cuidado com o que você come.

Nenhum comentário: